Imagem capa - Os primeiros 7 dias da mãe por Erika Pugliese
maternidadeGestante

Os primeiros 7 dias da mãe

Continuando a quebrar tabus, vim aqui para falar de um projeto lindo e verdadeiro da minha amiga, fotógrafa e mãe que admiro Karim Scharf.

Eu sinceramente não me lembro dos primeiros dias de maternidade da minha segunda filha, quem dirá da primeira. Mas me lembro claramente da dor nos seios, da dificuldade de colocar a cinta, dos manuais em russo (eu não entendia lhufas, então, pouco importa o idioma) da babá eletrônica. Sei que foram dias difíceis e que de alguma maneira, eu passei por eles. Mas como? Sei lá!

Quem dera eu ter tido uma santa alma pra fotografar os perrengues do dia a dia, o primeiro banho, a hora de mamar. Os sufocos de passar o dia todo tentando escovar os dentes, ou apenas tomar um banho. Um simples banho.

A Karim Scharf, diante da sua própria experiência de vida e num momento de amadurecimento profissional, viu brotar dentro dela o projeto Seven Days of Life que nasceu para contar a história de mães em seus primeiros dias de maternagem. Neste projeto fotográfico, o foco é totalmente voltado às questões que muitas mulheres se veem tendo de responder sozinhas, embora muitas vezes acompanhadas, e na transformação de uma mulher em mãe de um ou mais filhos.

Eu como mãe de duas preciosidades, posso falar. O primeiro filho é loucura total. O segundo também. Não tem receita de bolo e cada um, é um primeiro filho novamente.

O mais lindo deste projeto é como as imagens se encaixam e poeticamente contam uma história real. Românticas ou não, são lindas histórias.

Vale a pena conferir: Seven Days of Life