Imagem capa - Introdução Alimentar - Entenda o método BLW por Erika Pugliese
Criança

Introdução Alimentar - Entenda o método BLW

Semanas antes de iniciar a Introdução Alimentar do Pedro, me deparei com o termo BLW e me encantei com seus princípios de respeito, autonomia e empatia. Resumidamente, BLW ou Baby-led weaning trata-se de um método de introdução alimentar onde o bebê conduz sua própria alimentação.


Mas BLW é muito mais que isso. É dar autonomia ao bebê tendo empatia por ele. BLW é, acima de tudo, sobre respeito, confiança e oportunidades!

É ter respeito pelo bebê, respeitando seu tempo, ritmo e vontades. É ter confiança na natureza do bebê, confiando em seu sistema de auto-regulação e saciedade.  É dar oportunidades para que o bebê conheça e explore os alimentos e aprenda todas as habilidades motoras e sociais relacionadas ao ato de comer.


Colocar em prática o BLW requer, antes de mais nada, estar aberto ao novo. Isso inclui quebrar antigas crenças, conceitos e paradigmas.


Por ex. Esqueça a papinha. Esqueça o "olha o aviãozinho". Esqueça que o único propósito da alimentação é a tríade comer-engolir-nutrir.


No BLW alimentação é entendida como um processo muito mais complexo, que envolve o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, orais, faciais e sociais!


No BLW o bebê é o protagonista de sua alimentação, e como tal, precisa que os alimentos sejam oferecidos de forma que possa pegar com as mãos e levar à  boca com facilidade e segurança.


Ao manipular os alimentos com a própria mão, o bebê conhece e aprende o que é cada alimento, seu formato, cheiro, cor, textura, sabor...

Ao colocar na boca, aprende como movimentar o alimento dentro da boca, em seguida aprende a mastigar e depois a engolir.

Ao comer junto com sua família, além de se beneficiar do convívio, aprende a sociabilizar, a falar, a usar os talheres, a como se portar a mesa.... Enfim...


São inúmeros os aprendizados envolvidos em uma introdução alimentar guiada pelo próprio bebê.


Se você tem interesse em conhecer mais sobre o método BLW ou quer colocá-lo em prática, sugiro que busque o máximo de informações e consulte um profissional capacitado pra orientações e acompanhamento.


Talita é criadora do Mater Na Prática, blog sobre o método BLW e nele ela conta a aventura que está sendo introduzir a alimentação no seu Baby Pedro de 11 meses.